segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ombreiras


1. Escolhi uma fita de preta de 4 cm de largura. Para fazer os laços cortei a fita em 3 tamanhos (24 cm/ 20 cm/ 18cm). São 4 de cada tamanho para 4 laços – dois para cada lado. Uni os lados com costura em 1 cm a mão.
2. Passei cada uma das costuras para “vincar”o meio de cada “círculo” de fita
3. A de 20 cm é a primeira volta do laço, a de 24 cm a segunda e a de 18 cm são as “pontas” do laço. Com o meio das fitas vincados, uni as 3 com um alfinete e costurei as 3 juntas.
4.  Para dar um look de laço, cortei a ponta em “V”. Cauterize se necessário, pra não desfiar.
5. Para a base da ombreira, cortei 16cm da fita e para que ela ficasse firme, usei uma entretela termo colante costurada na largura – usar feltro ou um tecido mais firme também é uma boa opção. Coloquei a entretela no meio da fita, uni as duas pontas e fiz o acabamento na máquina. Acabado, o retângulo ficou com 8 cm. Fiz um pesponto simples na 2ª volta do laço, unindo a 3ª fita e a base, Só para ela não fica “abrindo. Por fim uni todas as partes (laço + base) à máquina, apenas pra reforçar o laço na base ( faça isso com os dois laços – um ao lado do outro.
6. Para  fixar a ombreira na blusa e remover depois, costurei alfinetes de segurança pequenos na parte de trás base, um em cada ponta.
E o  toque final, bordei uma carreira de pérolas # 2 no meio dos laços.
Um toque. É necessário muita cautela ao trabalhar com fita de cetim. Ela desfia que é uma beleza. Ter um ferro de passar à mão também facilita a vida, já que a fita é difícil de ser domada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário