quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O fascinator é um arranjo de cabeça, que pode ser preso através de pentes ou de um arco e pende suavemente para a testa. Chiquérrimos surgiram como uma opção aos chapéus de festa, sendo inicialmente usados em casamentos e grandes premiações, até a década de 1970. Anos mais tarde, o fascinator caiu nas graças dos fashionistas em versões tão charmosas, quanto usáveis no dia-a-dia.
O modelito ensinado por Denis Linhares,( Já falei sobre ele no blog, lembra?!) que entende de didática, já que é professor do curso de moda da Cândido Mendes, é feito artesanalmente e costurado à mão, assim como os modelos mais sofisticados criados em seu ateliê. Este fascinator ficará pronto em alguns minutinhos, mas os chapéus super elaborados criados pelo artista podem levar até dez horas para ficar prontos.  
Para começar, você vai precisar de:
- Um metro de crinol
- Haste de pluma
- Arco de metal
- Tesoura
- Alicate (dispensável se a tesoura for bem afiada)
- Agulha e linha na cor do crinol escolhido
O primeiro passo é dobrar o crinol em cinco partes, que não precisam ser exatamente do mesmo tamanho. Assim, forma-se um laço duplo, com uma “ponta” no meio, que será arrematada no passo seguinte.
Como o crinol é uma espécie de tela que se expande em todas as direções, bastará pegar a pontinha da ponta que sobrou no meio do laço e fazer uma volta com a mesma, até que seja possível prender a ponta também no meio do laço. Costure o miolo do laço com uma linha da mesma cor do crinol e prenda-o no arco de metal com alguns pontos reforçados.

Por fim, basta verificar possíveis pontas de linha que ficaram soltas e, se for preciso, dar mais uns pontinhos com agulha e linha ao laço e haste para que fiquem bem firmes no arco. O fascinator está pronto!
 
Fonte:achapeleiramaluca

Nenhum comentário:

Postar um comentário