quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Dê uma tonalidade difecente ao piso de madeira

Assoalho de madeira com pintura geométrica em três tonalidades

Quando a gente fala em pisos de madeira, as pessoas já pensam em tábuas de assoalho, tacos ou laminados de madeira. E invariavelmente lembram de cor de madeira, daquela cor que a gente conhece como cor de madeira, se é que deu pra me entender. Falo nisso porque muitas pessoas ainda não consideram ter em sua casa um espaço usando piso de madeira com outras tonalidades e cores, talvez porque pensem nesse material como algo muito tradicional.

Piso maciço em Copaíba tonalidade café Piso de madeira estruturada Catuaba em tons bem claros
Piso clarinho de Tauari em madeira maciça

Se você quer fugir dos padrões e deseja uma decoração mais moderna, clean ou minimalista até, você tem à sua disposição muitas opções de pisos, desde os laminados que oferecem as tonalidades bem claras, até os maciços com cores bem escuras, que combinam perfeitamente com essas propostas.

Piso de madeira antiga pintada em tom de verde Vida para a decoração com piso de madeira pintada

Agora se o seu estilo é mais arrojado ainda, vá de piso bem colorido. Vale lembrar que se o seu piso de madeira é de boa qualidade, ou seja, maciço, a proposta de mudança de cor pode até sofrer de remorsos que a recuperação da tonalidade inicial ainda é possível através de lixamento.
Se pensarmos assim, que tal fugirmos do padrão e aplicarmos vida aos nossos pisos?

Dica especial
Pintar o piso vale também para você que tem um assoalho antigo e que tá muito judiado. Antes de aplicar uma tinta, restaure os vincos profundos com pó de madeira misturado com cola. Depois de coloridos os defeitos vão sumir e o revestimento vai ganhar um ar de novo.

 Como pintar seu piso de madeira
Piso de cozinha colorido pintado com tinta de madeira
Piso de madeira feio, riscado e com defeitos? Que tal pintar? Pois a dica de colorir pisos de madeira a gente já deu aqui e mostrou algumas ideias bem bacanas, clique e relembrem.
E hoje vamos ver na prática como podemos recuperar, reciclar de verdade os nossos pisos já surrados. A dica é do casal que escreve o Effortless Style Interiors. Vamos conferir juntos:

Piso de madeira bem judiado

O piso da cozinha estava bem judiado e arranhado pelos cachorros. As tábuas desbotadas estavam com uma aparência bem ruim.
Quando é assim é necessário fechar os buracos e defeitos maiores. Para isso você pode usar uma massa de calafetar madeira na cor do seu piso ou misturar pó de serra com cola e passar sobre os defeitos. Depois de seco deve-se lixar para igualar. Colocando massa e retirando os defeitos da madeira

Lixar e limpar bem o piso

Se o seu piso está com cera, ela deve ser toda removida. Use removedor de cera que você compra em supermercados e retire totalmente os resíduos. Se for verniz, é importante lixar bem todo o piso até retirar a cobertura e ficar na madeira. Depois uma boa limpeza para que não reste poeira nenhuma.
Depois do piso completamente limpo e seco, isole-o das paredes e móveis usando fita crepe. Isolar as paredes do piso

Pinte o piso começando com as bordas

Prepare sua tinta corretamente. Normalmente ela precisa ser muitíssimo bem misturada para que seus componentes se integrem totalmente. Comece pintando pelas bordas e use para isso um pincel largo de cerdas macias. Na parte interna use um rolo de veludo rebaixado. Depois de secar passe uma segunda demão.
Se desejarem dar uma proteção extra à pintura, podem passar uma demão de verniz a base de água, e esperar a secagem se completar totalmente antes de pisar sobre o assoalho. Lembrem também de somente passar o verniz depois que a tinta estiver totalmente seca, para que o verniz não fique melequento. Vejam como o piso ficou bonito e o ambiente renovado com outra aparência. O piso pronto: como pintar seu piso de madeira


Vejam que a grande dificuldade do processo é preparar bem o piso retirando a cobertura que existe. Depois é esperar a secagem se completar antes de circular no ambiente.
A tinta que vocês podem usar para esse procedimento pode ser aquela tinta acrílica própria para piso cimentício. Ela vai aderir bem e terá resistência contra riscos. Outra opção é usar tinta epóxi que também é bastante resistente.
Eu já li em alguns artigos sobre experiências de pessoas que pintaram seus pisos de madeira usando tinta automotiva. Ela não é a mais indicada porque a durabilidade pode ser inferior e a manutenção é bem maior. Nesses casos o piso deverá receber cera frequentemente, e ter a camada anterior removida antes de cada nova aplicacão. Isso dá um bom trabalho, concordam?
Portanto eu optaria por tinta acrílica mesmo e se o seu piso for maciço fica muito mais fácil mudar de ideia. Usem e abusem dessa dica.

Fonte: High-Heeled Foot in the Door

Nenhum comentário:

Postar um comentário