domingo, 20 de novembro de 2011

Bolsa colorida (Técnica: Feltragem)



 Lã merino extragrossa amarelo canário, verde pistache, orquídea, carmim e natural
Sabão de oliva
Água quente
Bastidor
Tela antiderrapante
Estilete
Cola
Linha e agulha
Tecido de algodão ou náilon
Fecho ecler

Passos


1

Pegue uma porção pequena de lã de qualquer cor e forme uma bolinha, rodando-a entre as palmas das mãos.

2

Molhe a esfera de lã na água quente misturada com o sabão de oliva, rode-a sobre a tela antiderrapante estendida no bastidor. Modele-a até ganhar formato e depois continue rodando entre as palmas das mãos até encolher e ficar compacta. Envolva a esfera feita com uma porção de lã de outra cor. Molhe, alise e rode na palma da mão até ficar firme. Pegue uma cor diferente de lã e repita o procedimento para formar até cinco camadas.

3

Com um estilete, corte a esfera de lã ao meio, para deixar visível o efeito obtido. Pegue uma metade, empurre com o dedo para virar a parte de dentro da bolinha para fora, deixando as camadas em evidência. Repita o procedimento com a outra metade.

4

Monte uma nova esfera unindo essas duas partes com adesivo universal ou cola quente. Se quiser, apare com uma tesoura as rebarbas da bolinha pronta. Prepare a quantidade de esferas necessárias para o tamanho de bolsa desejado. (A bolsa da imagem usou 11 em cada uma das seis fileiras.)

5

Montagem da bolsa: Vá passando uma agulha com linha grossa pelo centro das bolinhas para costurar as esferas entre si, até formar dois retângulos do mesmo tamanho.

6

Faça uma costura em ziguezague pelas bolinhas de três laterais, unindo assim os dois retângulos para formar o corpo da bolsa.

7

As alças também podem ser feitas com as esferas de lã ou ser compradas prontas.

8

Corte dois retângulos do tamanho da parte de dentro da bolsa (ou um pouco menor) em tecido de algodão ou em náilon, para fazer o forro. Costure o fecho ecler na abertura e costure as laterais restantes, pelo avesso. Acomode o forro dentro da bolsa e costure o fecho ecler na fileira de bolinhas da abertura.

Além de ultra resistente, pode ser lavado em máquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário