quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Como fazer pátina provençal usando vela

Cadeira de balanço em pátina provençal Letra em madeira com pátina provençal
Vocês sabem que é possível dar vários acabamentos na madeira, e com eles obter efeitos dos mais variados. Essas técnicas podem ser usadas de pequenos objetos, como caixinhas e porta-jóias, até móveis, como armários e mesas. Um dos acabamentos mais interessantes e que fazem parte de um estilo de decoração, é o Provençal. Vocês conhecem qual é, afinal já expliquei a origem deles para vocês em outro artigo.
A verdade é que para se conseguir o efeito exato, é preciso caprichar, especialmente falando em móveis. Mas como eu dei a dica de criar objetos personalizados reciclando madeira velha, e ainda reforcei que com pátina ficam ainda mais lindas, acho que é bastante bom ensinar um passo-a-passo super fácil para usar em pequenas peças.
A técnica é feita com vela, que pode ser substituída por cera em pasta. A vela impede que atinta adira totalmente à madeira, facilitando assim a obtenção do efeito provençal.
Vamos lá. O material necessário é:
  • Lixa nº 220 vermelha e lixa de madeira
  • Trouxinha de pano
  • Pincel macio
  • Vela ou Cera em pasta incolor
  • Tinta PVA látex branca
  • Verniz a base de água


Lixe bem toda a peça e limpe Esfregue a vela por toda a peça Ficarão resíduos de vela
Prepare a peça lixando bem com a lixa 220. Limpe-a bem em seguida, tirando com um pano todo o pó que houver. Limpe sua superfície de trabalho também. Quebre a vela num pedaço menor e passe por toda a superfície da peça, especialmente nas partes que você deseja dar mais desgaste. Ficará uma porção de rebarbinhas de vela nas bordas da peça.

Limpe o excesso de vela que ficou Pinte a peça com a tinta branca Pinte também nas frestas
Então limpe bem essas sobras usando um pincel largo. Passe uma demão da tinta branca na peça. Não capriche demais na cobertura, afinal o efeito é de desgastado mesmo. Lembre de pintar nas frestas também. Deixe secar bem.

Lixe o excesso de tinta com a vela Passe o verniz em duas demãos Veja o efeito final da pátina provençal
Secou? Passe a lixa 220 vermelha. Saírá uma camada de tinta branca junto com a vela ou a cera, dando o efeito do desgastado. Não exagere nessa etapa. Depois de lixada e limpa, passe duas demãos de verniz a base de água em toda a peça para dar o acabamento. Observe o efeito final da pátina com a técnica da vela.

Gente, essa é uma técnica bem simples da pátina provençal, existem outras que mostrarei oportunamente.
O segredo é sempre caprichar no preparo da peça lixando bem, na limpeza entre as etapas e nesse caso não esquecer de lixar somente num sentido, para não marcar a peça e ter que recomeçar do zero.
Outra dica é não usar verniz amarelo, afinal o efeito provençal exige um acabamento bem branquinho.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário