quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Decopagem em moveis

Cadeira reformada com decoupagem

Essa dica de decoupagem em móveis vem a calhar para quem está buscando novas dicas para decorar a casa para o verão. A decoupagem sobre uma cadeira está o máximo e é muito fácil porque a superfície é lisa. Aproveitem a técnica e experimentem também sobre cômodas, mesinhas e até objetos como bandejas.
Prepare o seguinte material:
  • Papel comum para o molde
  • Verniz poliuretano acrílico
  • Lápis e tesoura
  • Pincel de espuma
  • Gravura em papel mais grosso
  • Esponja
  • Cola de decoupagem
  • Água

Corte um molde do móvel a ser decupado Limpe bem a superfície do móvel que será revestida. Se a peça estiver danificada e for necessário cobrir rachaduras, faça tudo isso agora. Depois, sobreponha um papel comum na superfície da peça e desenhe o contorno da área que será revestida. Esse será o seu molde. Recorte.

Risque o molde na gravura Vá movendo o molde até posicionar sobre a parte da gravura onde está a imagem que você deseja. Com um lápis risque os contornos levemente sobre a sua gravura. Lembre de usar uma gravura de um papel mais grosso para evitar que surjam muitas bolhas de ar na colagem. Cuide também que tenha o tamanho suficiente para cobrir toda a área do molde.

Use uma tesoura bem afiada para cortar o modelo definitivo. Se se sentir mais segura corte com uma pequena margem, pois é mais fácil tirar o excesso do que cobrir faltas. Recorte o desenho definitivo

Passe cola no móvel com o pincel esponja Passe a cola de decoupagem em toda a superfície a ser revestida. O pincel espuma espalha melhor a cola, criando menos bolhas de ar. Cuide para que a cola esteja bem úmida no momento em que colocar a gravura.

Antes de aplicar a gravura sobre o móvel, mergulhe rapidamente na água para que o papel amoleça e fique mais fácil de modelar sobre o móvel. Mas é rápido, heim? Umideça a gravura para facilitar a moldagem

Assente a gravura sobre o móvel Ajuste a gravura no móvel pelas bordas. Mantenha as mãos úmidas enquanto trabalha, pois ajuda a reduzir os riscos de rasgar o papel. Com uma esponja bem macia e úmida também, comece a alisar a gravura sempre do centro para fora. Com cuidado retire o excesso de água e cola e também as possíveis bolhas de ar. Aguarde a secagem, mas fique de olho na hora seguinte, porque às vezes novas bolhas de ar se formam e isso é normal. Se acontecer, com os dedos molhados, alise novamente a superfície retirando as bolhas sempre do centro pra fora. Deixe secar totalmente. Se por acaso a gravura rasgar nesse processo, tente consertar da melhor maneira possível e aguarde a secagem total.

Caso tenha ficado alguma rebarba da gravuras pra fora das laterais, agora depois de seco é que você deverá cortar, usando um estilete muito afiado. Depois aplique de 3 à 5 demãos de verniz poliuretano acrílico com um pincel de espuma, que deixa menos marcas. O verniz poliuretano dá mais resistência e proteção contra riscos à essa superfície que será muito usada. Esse verniz é facilmente encontrado em lojas especializadas em tintas. Aplique o verniz poliuretano

Eu adorei esse passo-a-passo quando vi e por isso trouxe pra compartilhar com vocês, pois tenho certeza de que será muito bem aproveitado. É sempre uma maneira bacana de renovar peças usadas que temos em casa e precisam de um “up”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário